Novas Carteiras de Identidade com chip serão entregues a partir de dezembro

Divulgação:
Rio de Janeiro - A Carteira de Identidade Nacional, que passará a ser entregue pelo Detran a partir de dezembro e emitida pela Casa da Moeda, terá impressos dados como nome completo, filiação, CPF e foto, como nas atuais, e informações gravadas no chip, como dados biométricos (impressões digitais) dos dedos polegares e indicadores, além de uma certificação digital (equivalente a uma assinatura digital do portador). Neste momento inicial, a implementação será através de um projeto piloto.

Segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, para quem já tem documento de identificação, não será preciso solicitar o novo que, neste projeto piloto, será gratuito. Quem quiser, poderá solicitar, a partir de dezembro, o novo documento (segunda via), bastando para isso estar com os dados inseridos no sistema do Detran.

No começo de dezembro, para impulsionar o projeto piloto, 25 mil pessoas que deram entrada na Carteira de Identidade convencional do Detran receberão o novo modelo do documento. São pessoas escolhidas aleatoriamente e que nem sabem que estão na lista de emissão para o novo documento. O Detran entrará em contato com elas para avisar sobre a nova carteira.

Será definido nas próximas semanas se informações como número do passaporte e do título de eleitor constarão no documento.

Ascom/Detran-RJ

Comentários