Compras coletivas na internet é preciso cautela, orienta o Procon.

Reprodução-
Campos dos Goytacazes - Quem não gosta de aproveitar boas ofertas com preços baixos? É visando conquistar mais consumidores que o negócio iniciado nos Estados Unidos em 2008 está fazendo muito sucesso no Brasil. Os sites de compras coletivas funcionam da seguinte forma: uma promoção é anunciada pelos clubes de compras com descontos que podem chegar a até 90%. Para realizar a compra o internauta deverá preencher um cadastro. Uma vez cadastrado no site de compras coletivas o consumidor receberá diariamente ofertas. O número de compras é limitado, portanto, ganha que clicar primeiro.

A secretária Drª. Rosangela Tavares, orienta que o internauta tenha precauções básicas para aproveitar melhor a comodidade do comércio eletrônico visto que está se tornando a nova febre de consumo devido as ofertas variadas, o consumidor deverá ter cuidado com o consumo excessivo que oferece o risco de inadimplência por não conseguir arcar com os custos. Visto que há facilidade na compra com o uso do cartão de crédito, o consumidor deverá estar atento ao percentual de juros, que por ser abusivo poderá não compensar o desconto na compra tirando assim a vantagem da promoção.

A secretária lembra que o site de compras coletivas tem que seguir o manual de Defesa do Consumidor, como em toda relação de consumo. O diferencial neste site é que determina-se que a oferta só terá validade se atingir um número mínimo de compradores. Esta poderá ser uma pratica aceitável desde que o consumidor seja alertado previamente de forma clara e ostensiva conforme o Código de Defesa do Consumidor Artigo 31. Lembrando ainda que no caso das compras online há o prazo de 7 dias para se arrepender e fazer o cancelamento da compra recebendo o dinheiro de volta. Passados os 7 dias, somente em caso de vícios, que terá o prazo de até 90 dias para contatar o fabricante.

Vale lembrar ainda que o Procon Campos não possui levantamento específico dos clubes de compras na cidade de Campos e que também não há no Procon nenhum registro relacionado aos Clube de Compras. Em caso de dúvidas, o consumidor poderá comparecer ao Procon Campos ou enviar sua dúvida pelo canal de reclamações e contato Fale Conosco pelo email faleconosco@procon.campos.rj.gov.br ou pelo link localizado no site do órgão http://www.procon.campos.rj.gov.br/contato.asp .

Ascom:Procon-Campos

Comentários