Projeto do Ministério da Saúde sobre DSTs é levado as penitênciárias do Rio

Reprodução-
A Secretaria de Administração Penitenciária, em parceria com o Ministério da Saúde, vai levar aos detentos do estado do Rio informação em saúde por meio de palestras, vídeos e uma exposição de cartuns cujo tema será as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O projeto foi lançado nesta segunda-feira (22/11), no Espaço Cultural da SuperVia, localizado na Central do Brasil. A exposição I Festival Internacional de Humor em DST e Aids já percorreu inúmeros países. Segundo a coordenadora do espaço cultural do Ministério da Saúde, uma das responsáveis pela exposição, o projeto acontecerá na Secretaria de Administração Penitenciária durante dois anos.

- Desde 2004, a exposição vem viajando, já foi à África, para a sede da ONU, entre muitos outros locais, inclusive para várias capitais do Brasil. Temos ainda um acervo de vídeos que acompanha a mostra. Ela ficará um mês em cada unidade. Faremos ainda um concurso para as unidades prisionais sobre as DSTs. Serão agregados questionários para identificarmos o nível de informação sobre as doenças sexualmente transmissíveis no sistema prisional – disse.

A exposição I Festival Internacional de Humor em DST e Aids poderá ser visitada, na Central do Brasil, até o dia 2 de dezembro. Em seguida, percorrerá as 24 unidades do Complexo de Gericinó até dezembro de 2012. O Centro de Tratamento em Dependência Química Roberto Medeiros será o primeiro a receber o projeto a partir do dia 8/12.

- A exposição vai rodar as unidades do sistema conscientizando os internos sobre a importância da prevenção de uma forma bem humorada. Eles vão fazer os cartuns, que vão concorrer, e serão exibidos. É um tema que atinge o mundo, e nossa pasta não está sendo indiferente a ele. Para nós, é muito importante dar um tratamento digno a estes presidiários, eles estão cumprindo pena, e queremos que eles saiam melhores do que entraram. Hoje, eles têm atendimento de saúde no sistema prisional, tratamento dentário, nenhum caso de dengue foi diagnosticado, não tivemos gripe suína, vacinamos todo mundo – destacou o subsecretário de Tratamento Penitenciário, Marcos Lips.

O Festival Internacional de Humor em DST e Aids é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Instituto Memorial de Artes Gráficas (Imag). Conta com 300 cartuns, selecionados de 1.500 trabalhos, vindos de 50 países. A ação faz parte do Programa Nacional de DST e Aids.

Imprensa-RJ

Comentários