Bacia de Campos contribui para aumento de 4,7% na produção de petróleo.

A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil, em novembro, foi de 2.030.924 barris/dia. Esse volume corresponde a um aumento de 4,7% em relação à média diária de outubro e de 2% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse resultado sinaliza uma produção sustentável acima de 2 milhões de barris diários, marca atingida por poucas empresas de petróleo no mundo.

Se incluído o gás natural, a produção total da Petrobras no Brasil, em barris de óleo equivalente por dia (boed), chegou a 2.378.674. Esse volume é 4,2% maior que a média diária alcançada em outubro deste ano, que foi de 2.283.689 barris. Em relação à média diária total de novembro de 2009 – que inclui petróleo e gás – o aumento foi de 3%.

O crescimento do volume extraído se deve à normalização dos níveis de produção de dez plataformas da Bacia de Campos que estavam em manutenção periódica no mês anterior. Contribuiu para esse aumento, também, o início de produção do Piloto de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, no final do mês de outubro e a entrada de mais um poço produtor na plataforma P-40, no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos.

Considerados os campos do Brasil e do exterior, a produção total de petróleo e gás natural da Petrobras atingiu a média diária de 2.620.347 barris de óleo equivalente diários (boed) em outubro. Esse volume indica um aumento de 2,5% sobre o mesmo mês de 2009 e de 3,4% em relação à produção global da Petrobras no mês anterior (outubro) quando foram produzidos 2.534.274 barris diários.

A produção diária de gás natural dos campos nacionais apresentou um aumento de 9% em relação ao mesmo mês de 2009 e de 1% na comparação com outubro, chegando a 55,28 milhões de metros cúbicos

O volume de petróleo e gás natural proveniente dos países onde a Petrobras atua no exterior chegou a 241.673 barris de óleo equivalente por dia (boed), indicando decréscimo de 2,3% sobre novembro de 2009, em função principalmente do declínio natural em campos maduros e de ajustes na planta de processamento da Bacia Austral, ambos na Argentina. Na comparação com o mês anterior, houve diminuição de 3,6%, principalmente em decorrência de atividades de inspeção e de manutenção no campo de Akpo, na Nigéria.

A produção de gás natural no exterior foi de 15,978 milhões de metros cúbicos diários, o que corresponde a uma redução de 0,8% em relação ao mês anterior, devido a questões operacionais na Argentina.

Agência Petrobras

Comentários