"Baixada unida no enfrentamento do crack."

Reprodução
Rio de Janeiro  à O combate ao consumo do crack será alvo de uma campanha em todo o estado. O anúncio foi feito neste sábado (13/08) pela presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Claise Maria Zito (PSDB), durante o evento "Baixada unida no enfrentamento ao crack". “Pretendo alcançar os 92 municípios do estado. Iniciamos no dia de hoje, na Baixada fluminense, e continuarei a minha maratona percorrendo os outros municípios”, adiantou a parlamentar em Duque de Caxias, primeiro município visitado pela comissão.
Presente ao evento, o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), defendeu a continuidade da campanha. “Queremos, a partir, desta iniciativa, sair pelo estado do Rio com seminários de conscientização. O desafio é o que nos incentiva a criar políticas públicas, apoiar as famílias e dizer que todos nós temos responsabilidade”, afirmou Melo. Cerca de 100 pessoas participaram da caminhada, em Caxias - a campanha aconteceu simultaneamente nas 13 cidades da região. “A adesão dos 13 municípios no combate ao uso da droga me deixou muito satisfeita, foi um movimento em prol da sociedade e suprapartidário”, ressaltou Claise. 
A presidente da comissão disse, ainda, que fez uma indicação ao governador Sérgio Cabral, pedindo a criação de um centro de tratamento para dependentes químicos em um dos municípios da Baixada Fluminense. “A ideia é que o centro seja um consórcio, com a definição de um município para a sede, a qual todos os outros terão acesso, dividindo responsabilidades. É muito importante esta ação unificada, pois o que acontece, hoje, são ações isoladas que acabam provocando a migração dos usuários de um município para o outro", afirmou.
Secretária municipal de Desenvolvimento Social de Nilópolis, Aparecida Pereira da Silva Lopes elogiou a iniciativa da Alerj e disse que este sábado foi somente o “pontapé inicial”. “Essa campanha não para por aqui. Estamos integrados com a Secretaria de Educação, com o Conselho Tutelar e com o Conselho da Criança e do Adolescente, fazendo o trabalho de prevenção. Vamos dar continuidade a esse trabalho nas escolas”, assegurou Aparecida. A comissão percorreu os municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, Nilópolis, Itaguaí, Seropédica e Queimados, distribuindo materiais de conscientização e realizando palestras. Também participaram do evento as secretarias da área de Assistência Social das cidades.

Texto de Vanessa Schumacker.
Fernanda Galvão - Comunicação Social da Alerj
Momento Verdadeiro

Comentários