🧰 Ferramentas e Guias para Corredores

📊 Calculadora de Pace

Descubra seu ritmo ideal de corrida e ajuste seus treinos com mais precisão.

Calcular meu pace →
🔥 Calculadora de Calorias

Veja quantas calorias você gasta correndo e entenda melhor seu desempenho.

Calcular calorias →
🥗 Nutrição para Corredores

Aprenda o que comer antes e depois da corrida para melhorar seus resultados.

Ver guia →
🏃 Dicas de Corrida

Melhore sua corrida com orientações práticas e fáceis de aplicar.

Ver dicas →

STF decide que músicos não precisam mais de carteira para poder se apresentar.

reprodução

Liberdade para trabalhar à Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que músicos que não têm registro na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) não precisam mais da carteirinha da instituição para se apresentar. 

Conforme ministros do STF,  a restrição à liberdade profissional deve ter como motivo questões técnicas, o que não é o caso dos músicos.

A ação que tramitava no STF desde 2004 começou a ser julgada na Segunda Turma do STF em 2005. De acordo com a relatora da ação, a ministra  Ellen Gracie,“A liberdade de exercício profissional, que está registrada no Inciso 13 do Artigo 5º da Constituição Federal é quase absoluta. Qualquer restrição só se justifica se tiver interesse público e não há qualquer risco de dano social com a música”.

A cobrança para filiação à OMB foi instituída por uma lei de 1960, que é contestada em uma ação no STF. Ela determina que o órgão é responsável por exercer, em todo o país, a seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão de músico. Com informações do Jornal a Tarde.

Comentários