Google faz homenagem aos 125 anos de "Tarsila do Amaral".

Reprodução

Nesta quinta-feira (01) de setembro um dos maiores sites de pesquisas do mundo, o Google, está homenageando Tarsila do Amaral por ocasião do 125º aniversário da artista.

Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886, no Município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha do fazendeiro José Estanislau do Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, passou a infância nas fazendas de seu pai. Estudou em São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, 'Sagrado Coração de Jesus', 1904. Quando voltou, casou-se com André Teixeira Pinto, com quem teve a única filha, Dulce. As informações são do site (tarsiladoamaral.com.br) dedicado a artista que teve uma bela trajetória nesse mundo intelectual.

Tarsila namorou o escritor Oswald de Andrade.  O grupo dos cinco - Tarsila, Anita, Oswald, o também escritor Mário de Andrade e Menotti Del Picchia, agitaram culturalmente São Paulo com reuniões, festas, conferências.

Tarsila participou da I Bienal de São Paulo em 1951, teve sala especial na VII Bienal de São Paulo, e participou da Bienal de Veneza em 1964. Em 1969, a mestra em história da arte e curadora Aracy Amaral realizou a Exposição, 'Tarsila 50 anos de pintura'. Sua filha faleceu antes dela, em 1966.

Tarsila faleceu em janeiro de 1973.

Reportagem:Washington Luiz/ com informações Biográfica do site Oficial de Tarsila do Amaral.

Comentários