Computador substitui jornalista e escreve matéria em 60 segundos.

Reprodução/internet
Momento Verdadeiro – Da ficção para realidade. Qual o futuro dos jornalistas?  Já há âncoras que são substituídos por hologramas. Computadores estão sendo programados para substituírem os jornalistas em redações. Conforme mostra a matéria que foi publicada originalmente no The New York Times. 


O texto abaixo foi escrito automaticamente pelo computador.

 “Wisconsin parece estar com o jogo ganho, já que lidera por 51 X 10 após o terceiro tempo. Wisconsin aumentou sua liderança quando Russell Wilson encontrou Jacob Pedersen para um touchdown de 8 jardas para deixar o placar a 44-3…”
Essas palavras iniciaram um resumo de notícias escrito dentro de 60 segundos do fim do terceiro tempo de um jogo de futebol americano entre as universidades de Wisconsin e Nevada, em setembro. Podem não parecer muita coisa, mas foram escritas sozinhas por um computador.
O código inteligente é obra da Narrative Science, uma empresa de Evanston, Illinois, que oferece a prova do progresso da inteligência artificial: a capacidade dos computadores imitarem o raciocínio humano.
O software da empresa reúne dados, como os de estatísticas esportivas, relatórios financeiros de empresas e lances e vendas de moradias e os transforma em notícias. 
Esses são os avanços da inteligência artificial.
Por: Washington Luiz/com informações do The New York Times.

Comentários