Microempreendedor Individual - A realidade por trás da influência marqueteira.


Momento Verdadeiro - Sob influência marqueteira cresce rapidamente o número de Microempreendedores Individuais. Com tanto apelo midiático milhares de pessoas têm saído da informalidade para mostrar o desenvolvimento.

Isso é bom para o profissional liberal, mas é melhor ainda para os bancos e também para aqueles que tiram vantagens levando esses profissionais para formalidade.

Entretanto economistas alertam que nem tudo são flores. Não podemos só mostrar benefícios, pois também existem problemas. Falta política pública mais eficaz para  apoiar o Microempreendedor. Não basta oferecer empréstimos, afinal eles são mais passivos para esses Microempreendedores. Que muitas vezes já estão desprovidos de recursos para manter os passivos gerados e acumulados a médio e longo prazo. Assim esses novos empresários acabam mais endividados.

Ser um Microempreendedor não é fácil, muitas pessoas podem pensar que por não ter um chefe sempre te cobrando é melhor, mas como tudo tem seu lado bom e ruim, ter o seu negócio depende muito de você, a forma como o conduz, e claro, como sempre você precisa de lucro, muitas vezes você tem o potencial mas não tem o capital para poder investir, fazer com que o seu negócio flua melhor e tenha assim o lucro desejado.

Portanto muito cuidado com o que há por trás da facilidade oferecida. Um passo de cada vez, ser empreendedor não é apenas seguir uma direção, mas planejar todo caminho.

Por: Washington Luiz. 

Comentários