Decisão do TST que permite empregadores consultar SPC pode afetar contratação no Brasil.

(Divulgação/ Tribunal Superior do Trabalho)
A decisão do Tribunal Superior do Trabalho autorizando aos empregadores consultar órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa) antes de contratar um empregado desagradou milhares de brasileiros.  

Na realidade –- embora hoje existam alguns mecanismos (como: cursos técnicos ou de capacitação oferecido gratuitamente ao cidadão) que minimizaram a taxa de desemprego no Brasil, a situação ainda crítica, e, muitos trabalhadores que hoje estão endividados, não conseguem pagar suas dívidas porque não está ainda inserido ao mercado de trabalho.

Sabemos que os empregadores necessitam de pessoas compromissadas em seu quadro operacional. E as empresas têm encontrado dificuldades para completar essa demanda.

Assim a definição de critérios que deixam de priorizar a capacidade profissional do cidadão (desempregado) em detrimento de sua vida particular pode contribuir para aumento do desemprego. Uma vez que o empregador não deve contratar cidadãos por causa de pendências financeiras.

Por fim essa decisão do Tribunal Superior do Trabalho quebra paradigmas.

(Texto – Washington Luiz)

Comentários

  1. Ainda à pouco ouvi as palavras de uma pessoa sendo entrevistada que deixava a dúvida de como alguém pode pagar suas dívidas se lhe impedem de trabalhar por ter pendências com SPC e SERASA...complementou um Procurador dizendo que irá recorrer dessa decisão penalizadora...Eu também acho que essa lei dificulta a vida de muitos endividados e deve ser revista,eliminando-se essa cláusula.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.