Secretário de Saúde fala sobre o aumento no número de casos dengue, sorotipo 1, em Campos dos Goytacazes.


(Divulgação)

Campos dos Goytacazes - Neste sábado, 31 de março de 2012, o secretário municipal de Saúde, Dr. Geraldo Venâncio, alertou durante o programa Entrevista Coletiva, da rádio Diário FM, que houve um aumento considerável no número de casos de dengue notificado no último mês.
Já ultrapassam de 60 casos de dengue notificados em Campos.  O tipo de dengue que está predominando na região é o sorotipo 1, considerado muito agressivo.

É preciso lembrar que por mais importante que sejam as ações promovidas pelas autoridades competentes, elas jamais serão suficientes para prevenir a doença sem a conscientização do cidadão. Afinal a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Curiosidade sobre a dengue - Depois que o mosquito contamina o ser humano os sintomas começam a aparecer cerca de três a sete dias depois. Às vezes, o período de incubação pode alcançar até 15 dias, de acordo com a Fiocruz.

Por: Washington Luiz.

Comentários