Sarney sente dores no peito, faz angioplastia e está na UTI do Hospital Sírio Libanês.

(Crédito da Foto: Agência Senado)
O senador José Sarney foi submetido a um cateterismo na madrugada deste domingo (15). O procedimento estava previsto para ocorrer na manhã de hoje, mas foi antecipado após o senador sentir dores no peito.

Os médicos encontraram uma obstrução na artéria descendente anterior e fizeram uma angioplastia com a colocação de stent.

Segundo o Hospital Sírio-Libanês, a situação do senador é estável. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O que é Angioplastia? É um procedimento terapêutico minimamente invasivo. Um pequeno balão, integrado a um cateter, é guiado até a artéria comprometida e inflado e desinflado para comprimir a placa de aterosclerose contra a parede arterial, desobstruindo o vaso.

Sobre a colocação de Stent - Em alguns casos, o cirurgião pode utilizar um stent para manter a artéria aberta e prevenir a recidiva da lesão. Esse procedimento é feito através de outro cateter, cuja ponta contém um stent fechado envolvendo um balão desinflado. Quando o stent acoplado ao cateter é posicionado no local da artéria a ser tratada, o cirurgião infla o balão e, consequentemente, expande o stent.

Por: Washington Luiz/*com informações da coluna “Poder”, da Folha e do Dr. Marcos Aurélio Cardozo - Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Comentários