Crivella quer inclusão do peixe com mais frequência na merenda escolar.

(Ministro Marcelo Crivella -Crédito da foto: Elza Fiúza/ABr)
O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcello Crivella, participou do programa “Bom Dia Ministro” e na ocasião falou sobre o consumo de peixes no Brasil. 

Atualmente, os brasileiros consomem 10 quilos de peixe por ano. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o consumo fique em torno de 12 quilos ao ano por pessoa.

Crivella quer mais peixe na merenda escolar. Trata-se de um alimento que possui uma excelente fonte de proteínas completas, ferro e outros minerais, além de conter ácidos graxos ômega-3. Segundo informou o ministro apenas 26,9% (cerca de 1,5 mil) das 5.565 prefeituras em todo o país incluem o pescado no cardápio da merenda escolar pelo menos uma vez por semana. “A verdade é que a gente precisa desenvolver esse hábito nas crianças. Se elas não adquirem esse hábito em casa, a ideia nossa é que o adquiriram nas escolas”, completou.

A ideia, segundo Crivella, é saber, por exemplo, se a escola tem câmaras frigoríficas para estocar o alimento, se as merendeiras sabem preparar o pescado e se há dificuldade na aquisição de peixe fresco na cidade.  

Segundo Crivella, a pasta já está em contato com o Ministério da Educação na tentativa de mostrar às crianças, por meio de material didático, a importância do consumo do pescado. Outra linha de atuação consiste em negociar, com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a inclusão do peixe nas programas atualmente implementados.

Momento Verdadeiro/com ABr.

Comentários