O Supremo Tribunal Federal viverá grande momento com o julgamento do "Mensalão".


Supremo Tribunal Federal
Após sete anos os brasileiros acompanharão o desfecho de uma história que começou com um flagrante de corrupção nos Correios e provocou mudanças na gestão do Partido dos Trabalhadores, ficou conhecido como “Mensalão”.

Na ocasião o então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou no “Fantástico”, da TV Globo, que o PT havia cometido um erro de difícil reparação. 
Entrevista de Lula exibida no "Fantástico", 01 de janeiro de 2006 | Foto Reprodução TV Globo.
“Todo mundo sabe, e sabe o PT hoje, e sabe quem cometeu os erros, que o PT cometeu um erro que será de difícil reparação pelo próprio PT,” disse Lula.  

O Supremo Tribunal Federal vai iniciar no dia 2 de agosto de 2012 o inicio do julgamento de 38 réus na ação penal 470 nascida de denúncia apresentada em abril de 2006 pelo Procurador Geral da República, Antonio Fernando Souza e confirmada por seu sucessor Roberto Gurgel.

Durante entrevista Gurgel chegou a afirmar que o “Mensalão” foi o mais atrevido e escandaloso esquema de corrupção e de desvio de dinheiro público flagrado no Brasil.

A denúncia aponta uma organização criminosa com três núcleos: político” (seria comandado pelo ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu), publicitário” (o empresário Marcos Valério seria o responsável pelo esquema de distribuição do dinheiro) e por fim o núcleo financeiro” viabilizava a lavagem de dinheiro por meio do Banco Rural e BMG.

Dr. Marcio Thomaz Bastos vai atuar como advogado de defesa no caso "Mensalão" | Foto reprodução Globo.
Na defesa dos réus estarão os melhores advogados criminalistas do país. Marcio Thomaz Bastos atuará na defesa de José Roberto Salgado, vice-presidente do Banco Rural. 

Thomaz acredita que o julgamento será um grande momento para o Supremo.

Por: Washington Luiz | Com informações da Globo News.

Comentários