Globo está satisfeita com a audiência de suas novelas.

Momento Verdadeiro|Com Revista Veja.
[Theo (Rodrigo Lombardi) e Morena (Nanda Costa) - Divulgação/TV Globo]
Nesta quarta-feira, 21 de novembro, de acordo com informações divulgadas no site E+, "Salve Jorge" registrou a pior audiência da história do horário nobre da emissora. Mas segundo a jornalista Mariana Zylberkan, da Revista Veja, a explicação para o desabamento da audiência das novelas não está apenas no conteúdo, mas também no horário de exibição e no público-alvo, naturalmente, não pode repousar em um único motivo. Mariana diz que há outros fatores de maior amplitude que afetam a todas [novelas], sem distinção. 
-->

Caso da renovação representada por Avenida Brasil, que paira como um fantasma sobre as fórmulas clássicas – e cansadas – de folhetins como Salve Jorge. O público se acostumou à linguagem proposta pelo autor João Emanuel Carneiro, mais veloz e próxima tanto do cinema como dos seriados americanos, e sente falta da família Tufão. 


É certo que existe um tempo de luto que prejudica uma novela estreante – Jane Marques, doutora em ciência da comunicação e professora de Marketing da Universidade de São Paulo (USP), diz que esse período pode ter até um bimestre. Mas, com quase um mês de exibição, apresentar média de 29 pontos na faixa das nove é um fato capaz de levantar dúvidas quanto à capacidade de Salve Jorge de se vender. O que dizer então de Lado a Lado, que estreou em 10 de setembro e tem, portanto, quase três meses?

Oficialmente, a Globo declara satisfação com os números alcançados, mas não deixa de pôr uma parcela da culpa no horário de verão. “Além do tradicional impacto do horário de verão e da natural adaptação do público às novas tramas, todas elas estão indo bem. A TV Globo está satisfeita com seus desempenhos”, declara a Central Globo de Comunicação em nota. "A emissora afirma que Lado a Lado, Guerra dos Sexos e Salve Jorge são líderes em seus horários, com grande diferença em relação à concorrência, e cita as médias nacionais de cada uma: Lado a Lado tem 23 pontos, Guerra dos Sexos registra 27 e Salve Jorge, 34 pontos. Melhor que a de São Paulo, a média nacional não é contudo a que interessa ao mercado publicitário. Além disso, responsabilizar o horário de verão não é suficiente para esclarecer a questão."

Salve Jorge peca pela repetição de elementos vistos em tramas anteriores de Gloria Perez, o que deixa o telespectador entediado. “A autora está se repetindo muito, o que deixa a novela chata. A gente já viu tudo anteriormente”, diz Renata.

Não à toa, já circulam rumores de que a Globo ouvirá espectadores para estudar mudanças em suas novelas, medida que é tradicional na emissora e, agora, altamente providencial. Como qualquer casamento, o que une público e novela há tantos anos precisa de uma conversa transparente e sincera para superar a crise. E ter dias felizes para sempre. Ou, ao menos, até que venha a próxima trama.

Comentários

  1. Queremos AVENIDA BRASIL II
    Todo mundo quer!! imagine a Grande audiência:
    Carminha se rebela novamente, a vida de Jorginho e Nina com o filho, mais confusões entre cadinho e suas mulheres, santiago escapa da prisão, as revelaçoes de Roni, mais segredos, muita ação e mistério...
    è uma mina de ouro, se a globo pensar bem, a estória continua sim, tem muito pano pra manga, João Emannuel Carneiro, iria trazer uma novela novinha em folha!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.