Joaquim Barbosa assume a presidência do Supremo Tribunal Federal na próxima quinta.


Momento Verdadeiro|Reportagem de Washington Luiz. 

O ministro Joaquim Barbosa assume a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira (22). 

Cerca de dois mil convidados participarão da cerimônia. Segundo a Agência Brasil, as entidades não divulgam o valor gasto com o evento, mas informam que a festa ocorrerá em um clube luxuoso de Brasília, com coquetel e som ambiente para recepção dos convidados.  

Já estão confirmadas as presenças da presidenta da República, Dilma Rousseff, e dos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Entre centenas de autoridades, a lista de Barbosa também inclui convidados que não pertencem ao ambiente de poder de Brasília, como os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo.

*Joaquim Benedito Barbosa Gomes
   Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Biografia: No dia sete de outubro do ano de mil novecentos e cinquenta e quatro nasceu Joaquim Benedito Barbosa Gomes, em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. Joaquim é o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.


Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e seu doutorado em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1993.

Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi visiting scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003). Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade.

Embora se diga que ele é o primeiro negro a ser ministro do STF, ele foi, na verdade, o terceiro, sendo precedido por Hermenegildo de Barros (de 1919 a 1937) e Pedro Lessa (de 1907 a 1921).


Em 2012 - Barbosa vem  se destacando no julgamento da "Ação 470", popularmente conhecida como "Mensalão". Perto de completar dez anos no Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa passará a ser o chefe do Judiciário nacional pelos próximos dois anos.

*Fonte de pesquisa - Biografia.inf.br

Comentários