Joaquim Barbosa, primeiro presidente negro, toma posse no STF.

[Joaquim Barbosa - Presidente do Supremo Tribunal Federal -  em 2012]
“Não se pode falar de instituições sólidas sem o elemento humano que as impulsiona. Se estamos em uma casa de Justiça, tomemos como objeto o homem magistrado. O homem magistrado é aquele que tem consciência de seus limites. Não basta ter formação técnica, humanística e forte apelo a valores éticos, que devem ser guias de qualquer agente estatal. Tem que ter em mente o caráter laico da sua missão constitucional [para que] crenças mais íntimas não contaminem suas atividades - Joaquim Barbosa."

Da Agência Brasil: A posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) reúne na tarde de hoje (22) autoridades e artistas que lotam o plenário da Corte e outras áreas do Tribunal, especialmente preparadas para o evento. Marcada para as 15h, a posse começou por volta das 15h30, com a presença da presidenta Dilma Rousseff e dos presidentes do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-SP).


A chegada de Barbosa à presidência também reuniu governadores como Agnelo Queiroz (Distrito Federal), Jaques Wagner (Bahia), Geraldo Alckmin (São Paulo), Antonio Anastasia (Minas Gerais) e Ricardo Coutinho (Paraíba); ministros de Estado, entre eles José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União); e ex-ministros do STF, como Ellen Gracie, Cezar Peluso e Carlos Ayres Britto, antecessor de Barbosa na presidência. Britto se aposentou compulsoriamente no último domingo (18) depois de completar 70 anos de idade.
[Foto reprodução/Globo News]
Parentes de Barbosa e do vice-presidente Ricardo Lewandowski, ministros de tribunais superiores, representantes classistas da magistratura e lideranças do movimento negro podem ser vistos no plenário. A classe artística e esportiva está representada por Milton Gonçalves, Lázaro Ramos, Lucélia Santos, Martinho da Vila, Regina Casé, Nelson Piquet e o ex-jogador de futebol e atual deputado federal Romário (PSB-RJ). O Hino Nacional foi executado pelo bandolinista brasiliense Hamilton de Hollanda.

Em seu discurso de posse Barbosa disse que é necessário afastar o novo juiz de influências negativas e dos laços políticos eventualmente usados para a ascensão profissional. "Nada justifica a pouca edificante a busca de apoio para uma singela promoção do primeiro para o segundo grau de jurisdição", ressaltou o presidente do STF.

Joaquim Barbosa - Presidente do Supremo Tribunal Federal [Carlos Humberto/SCO/STF]

Comentários

  1. Parabéns Ministro Joaquim Barbosa. Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe muitíssimo e te ilumine. Tenha um excelente mandato!

    ResponderExcluir
  2. Ministro Joaquim Barbosa. Olhando pro Senhor acredito que muitas jovens e adolescentes te admiram como eu também e isso é muito bom pois aumenta a esperança e através do Senhor Ministro é que eles vão percebendo que pode continuar que não está perdido e que o nosso País tem pessoas honesta, verdadeiras e que querem fazer do Nosso Brasil um País melhor. Parabéns!!
    Que Deus o abençoe com muita saúde e Sabedoria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.