Genoino assumirá vaga na Câmara dos Deputados, afirma advogado.


José Genoino réu no processo do mensalão vai assumir vaga de deputado federal em 2013. A notícia foi dada por Luiz Fernando Pacheco, advogado do político julgado e condenado na Ação 470 no Supremo Tribunal Federal.  De acordo com informações do G1, o deputado federal Carlinhos Almeida (PT-SP) protocolou nesta quinta-feira na Câmara pedido de renúncia do mandato a partir do dia 1º de janeiro. Com a saída, fica aberto espaço para que Genoino assuma mandato na Casa.
(Divulgação| Crédito da Foto: Ruy Baron/Valor)
"Ele tomará posse no primeiro dia útil em que isso for possível", afirmou o advogado.  De acordo com Pacheco, não há dúvida nenhuma de que Genoíno tem direito à vaga. "Não há dúvida alguma. A lei e a Constituição exigem que ele tome posse porque ele é o primeiro da lista de suplentes, foi eleito pelo voto popular, ele é réu primário e a decisão do STF não tem caráter definitivo. Ele tem obrigação de tomar posse", afirmou.
Almeida deixará o cargo porque foi eleito prefeito de São José dos Camposx (SP). Em seu lugar, deverá ser efetivado como deputado Vanderlei Siraque (PT-SP). Genoino, segundo suplente, entra na vaga de Aldo Rebelo (PC do B-SP), que se licenciou do mandato de deputado no ano passado para ser ministro do Esporte. As mudanças podem ocorrer na semana que vem.


Momento Verdadeiro| Fonte: G1.