Empresas do Grupo EBX, de Eike Batista, realizam soltura de tartarugas no 'Superporto do Açu'.

A LLX e a OSX, empresas do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, promoveram ontem (22), a soltura de 30 filhotes de tartarugas marinhas na praia do Açu, onde fica localizado o Superporto do Açu, em parceria com o Projeto Tamar. As tartarugas nasceram no cercado do Projeto Tamar na praia do Farol de São Tomé, em Campos. Este é o segundo ano que a soltura de tartarugas acontece no empreendimento. A primeira ação ocorreu em 2010.
Desde 2008, a companhia realiza o programa de monitoramento da desova de tartarugas marinhas, ao longo de 62 km de praia, com atendimento a diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar. O monitoramento cumpre uma condicionante ambiental do licenciamento do porto e tem o objetivo de comparar os resultados obtidos antes, durante e após a conclusão da obra. Na última temporada reprodutiva das tartarugas marinhas, que se estendeu de setembro de 2011 a março de 2012, foram registradas 894 desovas na área de influência do Superporto do Açu.

De acordo com o gerente geral de integração e sustentabilidade da LLX, Guilherme Quentel, a soltura de tartarugas acontece com a supervisão do projeto Tamar e é executada de forma integrada entre as empresas do Grupo EBX que estão se instalando no Superporto do Açu. “Essa é uma iniciativa de conscientização e proteção às tartarugas que desovam na região”, disse.

Diariamente, 11 monitores, moradores locais treinados pelo Tamar, percorrem 62 km de praia, entre Atafona e Barra do Furado, registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas marinhas. As ocorrências reprodutivas (como desovas) são georreferenciadas e marcadas com estacas numeradas para identificar sua localização. Nas ocorrências não reprodutivas, são coletados dados como o tamanho, a espécie e sexo das tartarugas. O local da ocorrência também é registrado por meio de GPS.

Ainda dentro do programa de acompanhamento das tartarugas marinhas, a LLX instalou um centro para reabilitação e recuperação dos animais. Todos os animais debilitados localizados nas áreas monitoradas são levados para o centro para tratamento, recuperação e acompanhamento até seu completo restabelecimento. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por veterinários, biólogos, técnicos e monitores, que atuam 24 horas por dia.

Momento Verdadeiro|Assessoria de Imprensa/LLX.

Comentários