Enterro da atriz Lídia Mattos será no Cemitério São João Batista, no RJ.

(Foto reprodução/Globo News)
A atriz Lídia Mattos, de 88 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira no Hospital Espanhol, na região central do Rio. Ela estava internada com pneumonia. A família informou que a atriz sofreu uma trombose na perna. 

A atriz Vanessa Lóes, neta de Lídia, disse à imprensa que a avó vinha sofrendo com a doença desde o fim do ano passado, próximo ao Natal. Ela chegou a ficar internada por cerca de 10 dias, mas foi liberada. Segundo a neta, após uma semana em casa, a avó percebeu que a doença não havia sido curada e retornou ao hospital.

O corpo da atriz será velado na capela 3 do Cemitério São João Batista, a partir das 13h. O enterro será realizado às 16h.

(Foto reprodução/Globo News)
Biografia de Lídia Mattos: A atriz é um dos nomes importantes do início da televisão, no Rio de Janeiro. A TV Tupi do Rio, foi inaugurada em  janeiro de 1951. Lídia Mattos começou sua carreira artística bem jovem, em rádio. Participava do programa infantil:"Beatriz Roquete Pinto". Depois, com o passar de alguns anos, tornou-se cantora de rádio e radioatriz. Cantou na Rádio Cruzeiro do Sul e depois foi para a Rádio Nacional, que era a mais importante emissora brasileira da época. Trabalhou  a seguir, na Rádio Mayrink Veiga e aí conheceu o ator e  apresentador Urbano Lóes , que veio a ser seu marido. As informações foram divulgadas no site "Museu da TV".

Em 1953, Lídia Mattos transferiu-se para a TV Tupi e ela  se deu muito bem em televisão. Era apresentadora. Seu primeiro programa foi :"Teletestes Lutz Ferrando", patrocinada pela casa de óculos do mesmo nome  e dirigido pelo  publicitário Sangirardi Júnior. Nele, Lídia fazia perguntas ao telespectador, que tinha apenas cinco segundos para pensar e responder. Aí então aparecia o professor Telebatata, interpretado por  João Loredo, e que dava a resposta. O programa era um sucesso e o prestígio de Lídia Mattos crescia a cada dia. Depois vieram os programas: " É Proibido Falar"; "Telessemana Garson"; "Encontro Entre Amigos"; "Boliche Royal"; e outros.

De 1954 a 1960, Lídia Mattos ganhou todos os prêmios possíveis em televisão. Ganhou: Melhor Animadora, Melhor Apresentadora, Maior Figura da TV.  Mais tarde Lídia transferiu-se com o marido para a TV Rio,  onde fazia o programa "Rio 5 para às 5". Depois  foi para a TV Globo e ali fez novelas. Fez: "Assim na Terra Como no Céu"; "Selva de Pedra";  "O Homem que Deve Morrer";"Plumas e Paetês"; "Champagne";"Brilhante". Lídia Mattos atuou também em teatro e  no cinema. E tudo o que fez, foi com capricho e sucesso.

Momento Verdadeiro| Fontes: "Globo News" e do site "Museu da TV".

Comentários