"Amour" leva o prêmio de melhor filme estrangeiro.

Oscar 2013 - "Amor" (Amour) era o favorito a levar o prêmio de melhor filme estrangeiro na 85ª entrega dos Academy Awards, realizada no Dolby Theatre de Los Angeles, apesar dos fortes competidores, como o chileno "No" e o norueguês “Expedição Kon Tiki” (Kon-Tiki), além do dinamarquês “O Amante da Rainha” (A Royal Affair) e o canadense “A Feiticeira da Guerra” (War Witch). Já se previa e aconteceu, pois a forte história exibida na telona comoveu a todos que foram ao cinema para vê-la. 
[Divulgação]
Resumidamente, a trama protagonizada por Emmanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant centra-se em um casal aposentado de músicos que enfrenta uma situação difícil quando ela adoece sem condições de pagar um tratamento e ele decide cuidar dela sozinho. Assim, ambos põem à prova o amor que durante anos os uniu e que deve vencer um dos momentos mais dolorosos que já enfrentaram. 

Dirigido por Michael Haneke, o filme foi inspirado nas experiências do cineasta com uma tia que adoeceu de forma muito similar à da personagem principal. Entre outra das curiosidades da produção, conta-se que ela foi escrita com o ator mencionado em mente, que aceitou o projeto, rompendo 14 anos de aposentadoria. 

Fonte: TNT

Comentários