Operação "Direção Segura" vai flagrar motorista que usa cocaína e maconha em SP.

A operação "Lei Seca" em São Paulo terá novidade no Carnaval. O Governo do Estado lança nesta sexta-feira, 8, o programa "Direção Segura". A ação integrada entre oito secretarias será ratificada em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, quando o governador Geraldo Alckmin assinará o decreto. 
(Foto Reprodução Internet)
Além do bafômetro para identificar a presença de álcool, a operação fará testes para detectar entorpecentes nos condutores. Em poucos minutos, o equipamento sinaliza, por meio da saliva, se há presença de maconha e cocaína no organismo. Nesses casos, também vale a regra da "tolerância zero", com multa e possível prisão. Vale ressaltar que qualquer quantidade é suficiente para indiciar o motorista a crime de trânsito, cuja pena varia de seis meses a três anos de prisão, além da perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por um ano e de uma multa no valor de R$ 1.915,40.

Além do equipamento capaz de flagrar condutores que usaram entorpecentes, em acordo com a nova Lei Seca, a operação também contará com câmeras para registrar imagens que poderão ser utilizadas como prova, quando o motorista se negue a realizar os testes.

No "Carnaval 2013" a  operação terá  reforço dos policiais militares e contará também com um delegado e um escrivão da Polícia Civil, especialistas do Instituto de Criminalística, oficiais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e de seis secretarias de Estado. Serão, ao todo, 17 pessoas por batida. 

Momento Verdadeiro | Governo de São Paulo.

Comentários