Campos dos Goytacazes não perderá os "royalties do petróleo", entenda o porquê..

[Washington Luiz - Jornalista e Diretor do Momento Verdadeiro]
Campos dos Goytacazes não perderá os royalties do petróleo, entenda o porquê. 

Diante de tantas dúvidas, indagações e informações que chegam ao conhecimento da população diariamente através dos meios de comunicação -- (diga-se de passagem que alguns defendem mais interesses políticos) -- há quem esteja realmente pensando e falando que o município, privilegiado pela exploração e extração de petróleo na Bacia de Campos, não receberá mais royalties e isso não é verdade. 

Caso o Supremo Tribunal Federal entenda que a nova Lei dos Royalties aprovada pelo Congresso Nacional e promulgada pela presidente Dilma Rousseff não fere a Constituição Brasileira a cidade administrada pela prefeita Rosinha Garotinho, esposa do deputado federal Anthony Garotinho, pode deixar de receber cerca de 580 milhões já em 2013, de acordo com um relatório do deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), no final do ano passado. Ainda segundo dados desse relatório, Campos dos Goytacazes tem  uma arrecadação que gira em torno de R$2 bilhões.  Com a divisão dos recursos (a médio e longo prazo) essa receita deverá ser reduzida, mas o município não vai deixar de receber recursos repassados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Claro que isso pode significar um atraso administrativo. Afinal com menos recursos nos cofres públicos também haverá menos investimentos. Mas a questão também requer uma reflexão do ponto de vista social. Já que há muitos anos Campos dos Goytacazes recebendo bilhões (...) e boa parte desses recursos poderiam ter sido aplicados de maneira mais transparente. O pior, de certa forma, é saber que esses recursos apenas contribuíram para enriquecer alguns grupos. É lamentável.

Agora boa parte da população vive atemorizada, com dúvidas e incertezas sobre o futuro. E agora tem muitos querendo defender, gritar, espernear... mas será que estão realmente preocupados com o povo? 

Hoje Campos dos Goytacazes, uma das cidades mais ricas do Brasil, poderia sim ser exemplo (saúde, emprego, educação, moradia...), mas infelizmente no momento o que podemos concluir é que alguns governantes não acreditaram que essa fonte poderia secar.

Mas longe de aviltar, vamos em frente, sempre clamando por justiça,  afinal - Minha Cidade, Tem Valor.

Por: Washington Luiz.

Comentários