Contrato amarra Neymar ao Barcelona. Multa é de R$ 280 milhões, diz jornal.

[Foto:Reprodução de Internet]
Nesta segunda-feira, 25 de março, o jornal "Sport", de Barcelona, publica em sua edição um extenso material com uma informação obtida em trabalho conjunto com o Estado que não deixa dúvida sobre o destino de Neymar: ele vai mesmo jogar no Barça. O craque tem um contrato civil com o clube espanhol em que se compromete a juntar-se às suas fileiras depois da Copa do Mundo de 2014. Se um dos lados roer a corda, terá de indenizar o outro com 80 milhões de euros - R$ 208 milhões de reais, valor que deixa claro que o jogador e o clube estão decididos a cumprir o acordo.

O contrato foi assinado em novembro de 2011, antes portanto de os times se enfrentarem na final do Mundial em Yokohama. Os termos foram elaborados pelo departamento jurídico do Barcelona e os advogados de Neymar de modo a não ferir as normas da Fifa, por isso é um acordo civil e não esportivo.

A peça é considerada inovadora e tecnicamente perfeita. É como uma carta de intenções, em que clube e jogador estabelecem que se unirão na esfera esportiva a partir do momento em que expirar o vínculo de Neymar com o Santos. E essa união poderá se dar mais cedo, porque o regulamento da Fifa permite que o jogador assine pré-contrato com outro clube seis meses antes de ficar livre. No caso de Neymar, isso será em janeiro do ano que vem.

Segundo informações do jornal "O Estado de São Paulo", esse documento explica por que o Barcelona está tão seguro de contar com ele apesar do assédio de clubes endinheirados como Manchester City e Bayern de Munique. Também deixa claro por que o Real Madrid jogou a toalha, já que para contratar Neymar teria não só de acertar o preço da operação com o Santos como também depositar os 80 milhões na conta de seu maior rival, algo que os sócios do clube e os torcedores jamais tolerariam. E, por fim, justifica o fato de o craque e seu pai não terem interesse em aprofundar uma negociação com o Santos para a prorrogação do contrato - a diretoria fez há alguns dias uma oferta para Neymar ficar até 2016, e seu pai disse que só vai pensar no assunto no ano que vem.

Veja também:


Momento Verdadeiro| Fontes: Jornal Sport e Estadão.

Comentários

O Caçador de Recompensas (1972) | Filme de Faroeste Dublado