"Sexta-Feira Santa": paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.


SEMANA SANTA -  O feriado da "Sexta-Feira da Paixão" tem um significado muito especial para os cristãos, pois neste dia celebramos a paixão, morte e ressurreição de Jesus
(Foto reprodução: ilustra o julgamento de Jesus Cristo)
Segundo informações dos evangelhos, após ser julgado de forma sumária pelo Sinédrio, conselho dos anciões e suprema corte judaica. Pôncio Pilatos, autoridade máxima romana na região, ofereceu a possibilidade de suspensão da condenação de Jesus, mas a multidão que estava no local incitada pelos sacerdotes preferiu que a liberdade fosse dada a Barrabás, um ladrão e assassino também condenado à morte. Então acusado de blasfemo por se apresentar como o Rei de Israel, Jesus é condenado à morte. 

A crucificação era a morte mais agoniada e ignominiosa que uma época de crueldade podia inventar. Esse tipo de pena era uma punição para escravos, estrangeiros e os mais vis criminosos, que não fossem cidadãos romanos. Muito cruel, batiam-se pregos nas mãos e pés e deixava-se a vítima ali suspensa a agonizar, submetida à fome, à sede intolerável e a convulsões de dores cruciantes. Comumente a morte sobrevinha depois de quatro a seis dias. No caso de Jesus veio depois de seis horas.
(Foto reprodução: ilustra crucificação de Jesus Cristo)
Suas quatro últimas frases proferiu-as já expirando. “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste? Tenho sede.” Oferecem-Lhe vinagre, que Ele toma, já passadas as dores. “Está consumado.” Exclamação de alívio e gozo triunfais. “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito.” Foi para o Paraíso. Treme a terra, rasga-se o véu, os túmulos se abrem. É a salvação de Deus. O centurião crê. As multidões ficam compungidas. “Sangue e água” do lado de Jesus. José e Nicodemos pedem o corpo, para sepultá-lo. Cai a noite sobre o mais negro e mais revoltante crime da História.

O Filho de Deus foi crucificado, mas Ele venceu a morte. Jesus Cristo ressuscitou! Ele vive! "Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que dois varões com vestiduras brancas se puseram ao lado deles, e lhes perguntaram: Galileus, por que estais olhando para o céu? esse Jesus que dentre vós foi recebido no céu, assim virá do modo como o vistes ir para o céu." (Atos 1:10-11).

Siga-nos no Facebook (aqui) e no Twitter (aqui)

(Reportagem de Washington Luiz)
Fonte: Estudo de Teologia Aplicada / Bíblia Sagrada

Comentários