Com doodle, Google homenageia Ella Fitzgerald.


Washington Luiz
Repórter do Momento Verdadeiro.

Com "doodle", o Google homenageia nesta quinta, 25 de abril, a cantora de jazz estadunidense Ella Jane Fitzgerald -- também conhecida como a "Primeira Dama da Canção" (em inglês: First Lady of Song) e "Lady Ella". 
(Reprodução| Google)
Segundo informações da Wikipédia, "Lady Ella" tinha uma extensão vocal que abrangia três oitavas, era notória pela pureza de sua tonalidade, sua dicção, fraseado e entonação impecáveis, bem como uma habilidade de improviso "semelhante a um instrumento de sopro", particularmente no scat.

Ella Fitzgerald  foi considerada uma das intérpretes supremas do chamado Great American Songbook, teve uma carreira que durou 59 anos, venceu 14 prêmios Grammy e recebeu a Medalha Nacional das Artes do presidente americano Ronald Reagan, bem como a Medalha Presidencial da Liberdade, do sucessor de Reagan, George H. W. Bush. Não raro, é apontada por críticos e músicos, como a maior cantora do século XX.

Ella Fitzgerald teve problemas causados pela diabete, em 1993 teve suas duas pernas amputadas, em 1996  morreu ao 79 anos de idade em Beverly Hills, Califórnia.

Veja também:

Comentários