Raul Castro e Vladimir Putin parabenizam Nicolás Maduro.

Nicolás Maduro foi eleito presidente da Venezuela. Nas urnas o candidato da situação teve 50,66% dos votos. Superando os 49,07% do oposicionista Henrique Capriles

Segundo a presidenta do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena,  no momento, 99,12% das urnas foram apuradas. "O CNE, quando dá um resultado eleitoral, é porque é irreversível", disse. Segundo o conselho, 78,71% dos eleitores votaram neste domingo (14). O resultado foi divulgado às 23h16 (horário de Caracas).

Nicolás Maduro é considerado sucessor político de Hugo Chávez. Assumiu interinamente a Presidência da Venezuela, quando Chávez teve de se afastar de suas funções de presidente para tratar o câncer.O ex-presidente venezuelano morreu em março após lutar contra um câncer. Ele foi escolhido, pelo próprio Chávez, para ser seu herdeiro político. 

Maduro tem 51 anos, foi motorista de ônibus e participou desde o início do movimento de esquerda fundado por Hugo Chávez. Em 2000, foi eleito deputado da Assembleia Nacional, e em 2006, assumiu o cargo de Ministro das Relações Exteriores do governo de Chávez, e se manteve na função até ser designado vice-presidente do país. 

O presidente cubano Raul Castro disse que sua escolha é a "continuidade da Revolução Bolivariana", e acrescentou que a vitória de Maduro "demonstra a força das idéias e do trabalho do comandante Hugo Chávez ". Vladimir Putin,  presidente russo, parabenizou Maduro. Putin disse que a vitória do chavista continuará reforçando "as relações entre os dois países".


O coordenador federal da Esquerda Unida, Cayo Lara, felicitou o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por sua vitória nas eleições do país e expressou a esperança de que o petróleo continue a ser uma ferramenta para o desenvolvimento social dos venezuelanos.

Segundo Cayo Lara, o trabalho de Maduro como sucessor de Hugo Chávez deve continuar a fim de alcançar uma Venezuela mais democrática e mais justa.  (Momento Verdadeiro| Com agências internacionais).

Comentários