Willem-Alexander é coroado o novo rei dos Países Baixos.


Washington Luiz
Repórter do Momento Verdadeiro.

Willem-Alexander é o novo rei dos Países Baixos. Nesta terça-feira, 30 de abril, milhares de holandeses se reuniram na praça em frente ao Palácio Real para se despedir da rainha Beatrix, que abdicou ao trono em favor de seu primogênito.
(Willem-Alexander | Foto: Reuters)
A cerimônia aconteceu no Salão de Moisés, no Palácio Real de Amsterdã, capital da Holanda. Antes de assinar a abdicação após 33 anos de reinado, Beatrix disse: "Dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume a responsabilidade desta função".  
(A rainha Beatrix, Willem-Alexander e Máxima | Foto: Reuters)
Beatrix, de 75 anos, voltou a ser princesa dos Países Baixos e automaticamente, o príncipe Alexander passou a ser o rei da Holanda e sua mulher, Máxima, a rainha consorte. Eles são os primeiros herdeiros europeus que assumem o trono no século XXI. "Neste momento, a monarquia pode estimular o respeito à democracia e estimular a coesão e integração social", afirmou a princesa da Holanda.

Willem, de 46 anos, estava visivelmente emocionado quando declarou: "Querida mãe. Hoje abdica após 33 anos no trono, aos quais te agradecemos por tudo que fez. Em nome da rainha, eu agradeço por todo o apoio prestado à coroa", disse o novo rei ao saudar a multidão na varanda do Palácio.
(Família real | Foto: Reuters)
Willem-Alexander e Máxima estavam acompanhados de suas três filhas. A mais velha, Catalina-Amalia, de 9 anos, é agora  princesa de Orange, herdeira do trono holandês, de acordo com informações do portal de notícias G1.

Comentários