Willem-Alexander é coroado o novo rei dos Países Baixos.


Washington Luiz
Repórter do Momento Verdadeiro.

Willem-Alexander é o novo rei dos Países Baixos. Nesta terça-feira, 30 de abril, milhares de holandeses se reuniram na praça em frente ao Palácio Real para se despedir da rainha Beatrix, que abdicou ao trono em favor de seu primogênito.
(Willem-Alexander | Foto: Reuters)
A cerimônia aconteceu no Salão de Moisés, no Palácio Real de Amsterdã, capital da Holanda. Antes de assinar a abdicação após 33 anos de reinado, Beatrix disse: "Dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume a responsabilidade desta função".  
(A rainha Beatrix, Willem-Alexander e Máxima | Foto: Reuters)
Beatrix, de 75 anos, voltou a ser princesa dos Países Baixos e automaticamente, o príncipe Alexander passou a ser o rei da Holanda e sua mulher, Máxima, a rainha consorte. Eles são os primeiros herdeiros europeus que assumem o trono no século XXI. "Neste momento, a monarquia pode estimular o respeito à democracia e estimular a coesão e integração social", afirmou a princesa da Holanda.

Willem, de 46 anos, estava visivelmente emocionado quando declarou: "Querida mãe. Hoje abdica após 33 anos no trono, aos quais te agradecemos por tudo que fez. Em nome da rainha, eu agradeço por todo o apoio prestado à coroa", disse o novo rei ao saudar a multidão na varanda do Palácio.
(Família real | Foto: Reuters)
Willem-Alexander e Máxima estavam acompanhados de suas três filhas. A mais velha, Catalina-Amalia, de 9 anos, é agora  princesa de Orange, herdeira do trono holandês, de acordo com informações do portal de notícias G1.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PF deflagra 59ª fase da Operação Lava Jato.

Toffoli determina votação secreta na eleição do Senado.