Cientistas têm provas de que houve água em Marte.


Após uma observação minuciosa de pedregulho arredondados no solo da cratera de 150 km Gale, no Planeta Vermelho, cientistas agora têm provas definitivas de que muitas das paisagens observadas em Marte foram, de fato, atravessadas por cursos d'água. A informação é do portal BBC News.
( Braço robótico do Curiosity em ação | Foto: NASA/JPL)
Essa constatação foi feita pelo jipe-robô Curiosity que observou diversas áreas na base da cratera Gale. A agência espacial americana anunciou a descoberta dos pedregulhos em setembro do ano passado, apenas sete semanas depois de o Cusiosity ter aterrissado em Gale.


De acordo com a publicação, não é possível determinar com precisão a data das formações geográficas de Marte, mas as rochas vistas pelo Curiosity provavelmente têm mais de 3 bilhões de anos. O jipe-robô deve retornar nas próximas semanas rumo ao Monte Sharp, no centro da cratera. A expectativa dos cientistas é de que, no caminho, o Curiosity passe por cenários semelhantes de rochas e tire novas fotos - agora, com resolução ainda melhor, que traga ainda mais detalhes. (*) Com informações do portal da BBC.

Comentários