Cientistas desenvolvem programa para decifrar "choro de bebê".

(Foto: Fantástico/TV Globo)
O "Fantástico", da TV Globo, foi à Universidade Brown conhecer a última novidade pra decifrar o choro de bebê. Cientistas desenvolveram um programa de computador que procura no choro pistas sobre a saúde das crianças. 

De acordo com a reportagem, embora muitas mães conseguem identificar o que seu bebê está querendo dizer, o choro tem mais informação do que se pode imaginar. Cada choro desses, na verdade, é um sinal. Pode indicar que alguma coisa não vai bem com a saúde da criança. "Num bebê saudável, as cordas vocais vibram 350 vezes por segundo. Nas crianças com o choro do gato, são quase mil vezes. É fácil perceber. Mas existem variações que não são identificadas pelo ouvido humano, só por computador", disse o pesquisador Barry Lester.

"O choro é um sinal de alerta, diz que pode ter alguma coisa errada com o bebê. Pode ser uma lesão cerebral, por exemplo. Queremos descobrir se os bebês que têm choro fora do padrão vão se desenvolver menos do que os que têm choro normal", destaca o pesquisador.

O desafio agora é criar um banco de dados com choros de milhares de bebês. Eles serão analisados e comparados para estabelecer ligações entre determinados tipos de choro e transtornos que afetam o desenvolvimento. A ferramenta criada pelos pesquisadores de Providence promete ser a mais completa chave de acesso ao cérebro dos bebês. 

Os cientistas dizem que o programa pode ser usado até pra saber se a criança está sentindo dor. Os especialistas também alertam que os resultados da pesquisa ainda vão demorar. Sendo assim, os pais não devem tentar avaliar o choro por conta própria. Devem sempre procurar um especialista. As informações são do Fantástico e a matéria na íntegra pode ser vista (aqui).