A turnê The Reunion, do Black Sabbath, chega ao Brasil.

A banda inglesa Black Sabbath, participou de entrevista coletiva nesta terça-feira, 8, no Rio de Janeiro, e se dizem animados para sua turnê intitulada Reunion, mas que sentem as ausências em sua formação, é que o baterista Bill Ward não pode estar nessa turnê. "É muito triste o Bill não estar conosco, mas fizemos o que tínhamos que fazer. Tony está lutando contra um linfoma, por isso não quero fazer planos para o futuro. Estamos cruzando os dedos para dar tudo certo", disse Ozzy Osbourne. O guitarrista Tony Iommi está em turnê com os companheiros, mas não compareceu a coletiva de imprensa, por não estar se sentindo bem.

Os detalhes sobre a saúde do guitarrista não foram divulgados, mas Iommi falou sobre a doença em comunicado em seu site oficial no fim do ano passado, para choque dos fãs de heavy metal. Porque nesse comunicado Tony Iommi disse que tocaria "até quando fosse possível" e contou que sua condição não atrapalharia a gravação do CD novo do grupo, 13, lançado este ano - o primeiro com o velho vocalista desde 1978. Quanto ao baterista, Ozzy já declarou em entrevistas anteriores que ele não está participando da turnê porque está fora de forma e sofre do coração. Tommy Clufetos está em seu lugar.

Na terça, Ozzy e Geezer comentaram o sucesso do álbum no mundo todo. "A recepção tem sido muito melhor do que eu esperava. Estou chocado", contou Ozzy. A banda britânica toca nesta quarta-feira, 9, em Porto Alegre, na sexta, 11, em São Paulo, no domingo, 13, no Rio e na terça, 15, em Belo Horizonte.

Os fãs esperam um show de 1h30 repleto de sucessos da fase do Sabbath com Ozzy (de 1968 a 1979), como Black Sabbath, N.I.B, Paranoid, War Pigs e Iron Man. Os quatro primeiros discos são a base do repertório, que não muda nos diferentes palcos da turnê. Eles brincaram ao comentar a diferença dos shows de hoje e os de quatro décadas atrás, quando começaram, em Birmingham. "Éramos muito mais jovens. Vivíamos no estilo sexo, drogas e rock-n’-roll. Agora, tomamos chá e voltamos para o quarto depois dos shows", garantiu Geezer.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.