Polícia Federal combate quadrilha especializada em clonagens de cartão.

A Polícia Federal deflagrou na manhã de ontem (2/10) a Operação Terminal, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que agia na clonagem de cartões bancários, nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará.

A referida operação policial contou com a participação de 25 policiais, que cumpriram nove mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão, nos estados citados.

Os envolvidos atuavam na instalação de equipamentos, comumente conhecidos como “chupa-cabras”, em terminais de autoatendimento bancário. Eles copiavam os dados do cartão e senhas e realizavam, em sequência, saques ilícitos nos mais diversos estados da Federação.

Por meio da investigação, foi comprovado que o grupo criminoso cooptava funcionários de empresas prestadoras de serviços, técnicos dos terminais de autoatendimento, como forma de facilitar o acesso ao equipamento, com a instalação e posterior extração dos dados. Dados preliminares dão conta de que as fraudes realizadas atingem centenas de milhares de reais, podendo chegar à casa dos milhões de reais.

Os crimes apurados são o de furto qualificado, extorsão, estelionato qualificado e formação de quadrilha. (*) Serviço de Comunicação Social da Polícia Federal.