Eclipse híbrido raro vai deslumbrar o mundo neste domingo.

Ciência - No próximo domingo, dia 03 de novembro, um raro eclipse solar poderá ser acompanhado em alguns Estados do Norte e Nordeste do Brasil e em regiões de África, Europa e Estados Unidos. O eclipse solar acontece quando a Lua se alinha com a Terra e o Sol, impedindo a luz da estrela de atingir o planeta. 
Segundo o portal 'G1', será um eclipse solar híbrido, fenômeno raro que tem diferentes “formas”, dependendo do ponto de observação na Terra. A Lua tapará o Sol parcial ou totalmente, dependendo da localização do observador. Esse deve ser o último eclipse solar de 2013, e poderá ser visto no Brasil pela manhã, entre as 9h e 11h (horário de Brasília).
O astrônomo Cássio Barbosa orienta: “com eclipse ou sem eclipse, nunca se deve olhar diretamente para o Sol, mesmo com radiografias ou vidros enfumaçados. Pode-se usar vidros de soldador, ou uma técnica bacana usando uma fresta de luz. Faça um furinho em uma folha de papel e você poderá ver a imagem do Sol eclipsado projetada no chão”.

Cientistas criam 1º mapa de resistência humana ao vírus HIV.

De acordo com informações da revista Veja, a Lua só vai entrar totalmente na frente do Sol em um estreita faixa da superfície terrestre, que começa no meio do Oceano Atlântico, perto do sudoeste dos Estados Unidos, e se estende até alguns países africanos, como Congo, Gabão, Uganda e Etiópia. No Brasil, o eclipse só poderá ser visto em sua forma parcial, na qual a Lua apenas tangencia o Sol, sem nunca entrar completamente debaixo de sua circunferência.

Momento Verdadeiro /com Agências.