Restaurante dá desconto para cliente que desligar o celular.

O proprietário do restaurante Abu Ghosh, Jawdat Ibrahim, lançou uma promoção com objetivo de salvar a cultura culinária. Segundo informações da coluna 'Economia', do jornal 'O Estado de São Paulo', quem desligar o celular durante a refeição vai ganhar 50% de desconto. 

De acordo com a publicação, os smartphones estão acabando com a experiência de saborear um jantar. Jawdat Ibrahim espera que o desconto trará de volta uma época mais inocente quando se podia ir a um restaurante em busca do prazer de uma boa conversa acompanhada de uma boa comida sem interrupções provocadas por telefonemas, mensagens de texto e conversas paralelas nas mesas ao redor. "Pode ser uma pequena mudança em um mundo invadido pela tecnologia, mas talvez, de alguma maneira, eu vou tentar mudar a cultura da refeição mais saudável", disse Ibrahim, de 49 anos. 

Mas para ter o desconto o freguês precisa realmente desligar o aparelho, pois as mensagens de texto também são vetadas, disse o dono do restaurante que fica em uma aldeia árabe fora de Jerusalém. A região é conhecida como um símbolo de coexistência, e seus restaurantes servem pratos de hummus cremoso e carne grelhada, populares entre visitantes árabes e judeus.

Ibrahim abriu o restaurante em 1993, com ganhos de uma loteria de Illinois. Ele diz que as conversas durante as refeições têm sido prejudicadas no país obcecado pelo celular. Mas a situação agravou-se nos últimos anos com os smartphones cada vez mais sofisticados. Ele disse que fica espantado quando vê grupos de amigos ou casais sentados em silêncio, olhando para suas telas e, finalmente, pedindo-lhe para aquecer a comida. "A tecnologia é muito boa, mas quando você come, especialmente quando você está com sua família e seus amigos, seriam razoável que as pessoas fossem capazes de esperar por meia hora e desfrutar da comida e da boa companhia", comenta ele. 

Ibrahim está em uma posição melhor do que a maioria dos seus concorrentes para oferecer grandes descontos. Quando vivia nos EUA na década de 1980, ele ganhou cerca de US$ 23 milhões em uma loteria do estado de Illinois. Desde que voltou à sua terra natal, ele tem usado seu status para promover a convivência entre árabes e judeus.
Foto:Reprodução de Internet
Ibrahim não é o primeiro dono de restaurante a tentar conter a tendência. Restaurantes do mundo inteiro oferecem descontos - geralmente muito mais baixos do que os oferecidos por Ibrahim - para os comensais que desligarem seus telefones. Alguns até já proíbem o uso de celulares no ambiente.


Samer Korban, sócio do Bedivere Eatery e do Tavern em Beirute, disse que, desde a abertura há um ano, oferece 10% por cento de desconto para as pessoas que entregam seus celulares na entrada e o retiram na saída. "Queremos que as pessoas se socializam, em vez de sentar com seus telefones", disse ele , acrescentando que pelo menos 40% por cento de seus clientes aproveitam a oferta. O empresário admite que sairá perdendo financeiramente a curto prazo, mas acredita que, a longo prazo, o movimento vai compensar com a atração de novos clientes. 

Ibrahim disse que praticamente todos os cliente que entraram no restaurante desde que começou a promoção aproveitaram a oferta. A única exceção, segundo ele, era tripulante de uma empresa aérea que precisava de seu telefone para fins de trabalho.


Uma pesquisa recente da Intel Corporation mostrou que um em cada cinco americanos adultos já compartilharam uma foto do prato durante a refeição e mais de um terço dos adolescentes já fizeram o mesmo.

Fonte: "O Estado de São Paulo"