O "céu vermelho" no entardecer da planície goitacá.

O dia 25 de dezembro, data dedicada a celebração do nascimento de Jesus, termina com um belo espetáculo da natureza. Em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, foi possível contemplar o "céu vermelho".

O fenômeno acontece porque o Sol passa a iluminar a Terra com um ângulo mais oblíquo, a luz tem de atravessar a atmosfera por uma distância maior. Isso faz com que a fração de azul seja diluída de tal modo que não conseguimos vê-la mais, abrindo espaço para enxergarmos apenas os tons mais vermelhos .


A luz tem diferentes comprimentos de onda, e estes comprimentos de onda estão relacionados com as cores do espectro visível, ou seja, as cores que conseguimos ver. O maior comprimento de onda é o da cor vermelha e quando a luz penetra a atmosfera no amanhecer ou no entardecer, ela percorre um caminho maior até chegar aos nossos olhos e a atmosfera se comporta como se fosse um “filtro”, espalhando as luzes com o comprimento de onda menor deixando passar apenas a luzes de tons mais avermelhados. Além disso, no fim do dia o ar está carregado de partículas de poeira e fumaça facilitando assim a dispersão da luz.

Washington Luiz, Repórter do Momento Verdadeiro.
Fontes: Revista Super.abril e Universidade do Maringá
Foto: Equipe do Momento Verdadeiro.

Comentários