Gmail aumenta a segurança, mas compromete a privacidade.

O Google divulgou algumas mudanças em seu serviço de e-mail. Agora, imagens no corpo da mensagem serão automaticamente mostradas - poupando o usuário do trabalho de clicar no link que autoriza que a imagem seja exibida. De acordo com informações da Revista 'Galileu', na teoria, nada de errado, mas a opção de 'mostrar imagens abaixo' servia para impedir que arquivos de desconhecidos fossem automaticamente baixados por seu sistema. 

Entretanto o Gmail garante que seu serviço é capaz de mostrar imagens diretamente, intermediando a comunicação. Mas, na prática, essa mudança significa que os remetentes do e-mail podem saber exatamente quando você o leu.

Ainda de acordo com a publicação, carregar as imagens diretamente depende de uma conexão com o servidor do remetente. Então quando o usuário abrir uma mensagem no Gmail, ele irá se conectar ao servidor e deixar uma notificação de que fez isso no sistema. Para isso, basta que eles insiram um nome único para cada imagem enviada. O servidor deles terá um registro de quando ela foi acessada de seu computador - ou seja, de quando seu e-mail foi aberto. Saber tirar proveito disso requer conhecimentos mais sofisticados em informática, então é mais provável que empresas interessadas em seus hábitos tirem mais vantagem disso do que seus pais querendo saber  por que você não os responde.

Saiba como garantir que ninguém saberá onde você abriu seu e-mail (aqui).