Morre Mikhail Kalashnikov, inventor do fuzil AK-47.

Mikhail Kalashnikov, militar russo, que inventou o famoso fuzil soviético AK-47, morreu nesta segunda-feira aos 94 anos na cidade de Izhevsk, 1300 quilômetros a leste de Moscovo.

O militar estava hospitalizado desde Novembro. Kalashnikov, que tinha atualmente a patente de tenente-general, desenhou no início da Guerra Fria o primeiro fuzil AK-47. Posteriormente foram fabricados mais de 100 milhões de exemplares no mundo. 

De acordo com o site Publico, Mikhail Kalashnikov se transformou em um herói nacional. A cidade de Izhevsk tinha uma estátua do militar, que foi mais do que uma vez distinguido como um herói nacional. Já em 2007, o Presidente russo, Vladmir Putin, classificou a arma “como um símbolo do génio criativo” do povo russo.

A famosa arma automática é produzida na antiga fábrica Ijmach, na cidade de Ijevsk, e a empresa continua sendo uma das principais fabricantes de armas de fogo russas. Segundo informa a agência "AFP", Kalashnikov nunca cobrou nada sobre a venda de milhões de fuzis que levam o seu nome. As armas são utilizadas por exércitos de mais de 80 países, e também por inúmeros movimentos guerrilheiros.

Momento Verdadeiro | Com Agências Internacionais. 
Foto: BAS CZERWINSKI/AP

Comentários

  1. Morre um mito que sem delongas mostrou ao mundo na menos que um objeto de morte etha genio bom não? é porque não inventou algo que fizesse bem a humanidade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.