Morre Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul.

Luto: Faleceu nesta quinta-feira, dia 05 de dezembro de 2013, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Rolihlahla Mandela.

Nelson Mandela morreu aos 95 anos. O líder sul-africano havia sido internado no dia 8 de junho em um hospital de Pretória para tratar uma recorrente infecção no pulmão, mas continuou o tratamento em casa a partir de setembro. A informação da morte de Mandela foi divulgada pelo presidente Jacob Zuma em pronunciamento. 

“Madiba”, apelido pelo qual é conhecido na África do Sul, era particularmente vulnerável a problemas respiratórios desde que contraiu tuberculose durante os 27 anos em que ficou preso sob o apartheid. Em 2001, ele se recuperou de um câncer de próstata. Em meses recentes, o ícone da luta antiapartheid foi internado várias vezes, tendo recebido a última alta médica em 6 de abril, depois que os médicos drenaram fluidos de sua região pulmonar após diagnosticarem pneumonia.

Mandela se tornou símbolo da resistência negra e da luta contra o apartheid (regime de segregação racial). 

Nelson Mandela ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 1993. "O valor deste prêmio que dividimos será e deve ser medido pela alegre paz que triunfamos, porque a humanidade comum que une negros e brancos em uma só raça humana teria dito a cada um de nós que devemos viver como as crianças do paraíso," disse o líder.

Momento Verdadeiro com Agências.

Leia também:
Papa estaria usando disfarce de padre para encontrar moradores de rua.

Comentários