Solstício de verão é tema de doodle do Google.

Google celebra o primeiro dia de verão com um desenho de quatro crianças brincando no mar. A página comemorativa (doodle) lembra o solstício  de verão que é o dia de maior claridade do ano. Segundo a Wikipedia, o conceito astronômico de solstício vem do latim e seria a junção  das palavras sol e sistere (parado).  

Solstício de verão: O fenômeno  é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em 21 de dezembro e em 21 de junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

Em 2013, o fenômeno ocorre neste sábado a partir das 14h11 no hemisfério sul. Com o sol a pino, as cidades que são cruzadas pelo Trópico de Capricórnio terão uma sombra mínima nos espaços abertos. 

Leia também:
Cientistas conseguem reverter envelhecimento em ratos.

Fonte: EBC/Wikipedia 

Comentários

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.