Caminhões são flagrados trafegando em horário proibido na Linha Amarela, no Rio

Os caminhões de grande porte voltaram a trafegar em horário proibido pela Linha Amarela, na altura de Del Castilho, na Zona Norte do Rio, por volta das 7h desta quarta-feira (29), segundo reportagem do Bom Dia Rio.

Veículos dessas proporções não podem trafegar na via das 6h às 10h. Na terça-feira (28), uma carreta derrubou uma passarela na Linha Amarela, deixando quatro pessoas mortas e cinco feridas, por volta das 9h. O veículo estava com a caçamba levantada. Depois do flagrante, PMs começaram a abordar caminhões na Linha Amarela, sobretudo no sentido Zona Oeste. 

O Bom Dia Brasil mostrou, entretanto, que na pista no outro sentido havia um veículo se dirigindo para o pedágio. À polícia, o motorista da carreta, Luis Fernando da Costa, de 33 anos, disse que não viu a caçamba levantada. A declaração dele, que está internado no Hospital Lourenço Jorge, na Barra, Zona Oeste, foi dada em depoimento informal e confirmada pelo delegado Fábio Asty, da 44ª DP (Inhaúma). Se confirmada a culpa do condutor, ele responderá por quatro lesões corporais culposas, pois o quinto ferido é ele mesmo, e por quatro homicídios culposos, quando não há intenção de matar.

Segundo a concessionária Lamsa, que administra a Linha Amarela, a carreta trafegou somente por dois minutos pela via. A empresa acrescentou ainda que a fiscalização é de responsabilidade da Polícia Militar. O acidente fechou ambos os sentidos da Linha Amarela. A reabertura no sentido Barra foi às 16h40 de terça-feira (28). Já o sentido Cidade Universitária reabriu às 18h30. O tráfego ficou lento e com retenção nas vias do entorno.

A corporação identificou os mortos no acidente como Adriano Fontes de Oliveira, 26 anos, Célia Maria, 64, Renato Soares, 62 anos, e Alexandre Almeida, que ainda não teve a idade divulgada. Célia e Adriano estavam atravessando a passarela que liga duas comunidades às margens da via expressa, no momento do impacto. Os feridos são Glaucia Andrade, 56 anos, Jairo Z., 44 anos, Luiz Carlos Guimarães, 60 anos, e Liliane de Souza Rangel, 33 anos, além do motorista da carreta. Eles estão intermados em hospitais da cidade.

(*) Fonte: G1

Comentários