Como evitar que estranhos no Google+ lotem sua caixa de e-mails.

Quem usa o Google+ e o Gmail, o Google está prestes a abrir a conta de e-mail desses usuários para um novo nível de spam. Um novo recurso tornará possível para qualquer usuário do Google+ enviar um e-mail, desde que eles se sigam no Google+, e eles não precisam saber o seu endereço de e-mail real e nem sequer tem que segui-los de volta. 

E para piorar ainda mais, o Google usou a "abordagem Facebook" e ativou o novo recurso por padrão. Engraçado, não? Nem um pouco. Segundo o site idgnow, o usuário pode desativar esse novo recurso. Primeiro como esse novo "e-mail via Google+" funciona?

Segundo a publicação, mesmo que qualquer usuário do Google+ possa lotar a sua caixa de entrada agora, eles não vão saber o seu endereço de e-mail real, a menos que você responda às mensagens. Além disso, os usuários do Google que não estão em seus Círculos (os que você não está seguindo) só podem enviar apenas um e-mail para você sem a sua autorização. Quando alguém dos seus Círculos enviar mensagens para você, elas aparecerão na sua caixa de entrada do Gmail, na aba "Principal". Se a mensagem é de um estranho aleatório, o e-mail é filtrado da sua caixa de entrada e vai parar na aba "Social".

Se você quer manter o recurso "e-mail via Google+" funcionando, você pode restringir os e-mails recebidos por meio da rede social apenas para pessoas nos seus Círculos ou ampliar o alcance para os Círculos estendidos, que funciona como na opção do Facebook "Amigos de amigos".

Para evitar que os usuários do Google+ enviem e-mails para você, basta ir em Configurações (localizado no lado direito superior da tela do e-mail, no menu drop-down). Quando abrir o painel de Configurações, role a guia "Geral" até ver a opção "Email via Google+" (se você ainda não vê a nova configuração em sua conta do Gmail, volte nos próximos dias, já que o recurso ainda está sendo liberado a todos os usuários). Clique no menu drop-down e selecione a configuração que você achar melhor. Lembre-se, o Google está deixando que qualquer pessoa do Google+ envie mensagens não solicitadas por padrão. Depois é só salvar as alterações e pronto.

(*) Fonte: idgnow

Comentários