Morreu o último soldado do Exército Imperial Japonês.

Morreu nesta quinta-feira, 16, aos 91 anos, em decorrência de um infarto Hiroo Onoda, o último soldado do Exército Imperial Japonês. Ele já estava internado em um hospital em Tóquio desde o dia 6 de janeiro, recuperando-se de uma insuficiência cardíaca. 

Quando era oficial da inteligência do Exército Imperial Japonês, Onoda foi destacado em 1944 para lutar durante a Segunda Guerra Mundial na ilha de Lubang, nas Filipinas. Depois de ter ido parar na selva da ilha, ninguém conseguia convencer Onoda de que a guerra havia terminado e que seu Exército Imperial havia sido derrotado. Ele sobreviveu, com outros três companheiros, a bombardeios e ataques das tropas e aliados dos Estados Unidos.

Em 1949, um dos companheiros deixou o grupo e entregou-se voluntariamente e os outros dois morreram, deixando Onoda como único sobrevivente. Foi somente em 1974, 30 anos depois de ter chegado à Lubang, com a intervenção de seu antigo comandante, que lhe ordenou a baixar as armas, que ele decidiu por fim à sua guerra.  Por causa disso, ele ficou conhecido como o "último soldado do Exército Imperial Japonês". 

No mesmo ano, foi recebido com honras pelo presidente filipino Ferdinand Marcos e sua esposa Imelda. Em 1975, já de volta ao Japão, Onoda resolve se mudar para o Brasil, onde casou e começou a gerenciar uma plantação com sucesso. Apesar de estar levando uma vida boa, em 1984 decidiu retornar a seu país, pois "gostaria de morrer lá", o que aconteceu somente 30 anos depois.

(*) Fonte: Jornal do Brasil

Comentários

  1. A historia se desfaz o que era honroso caiu de moda , o corpo que era novo cheio de vida inerte ao véu do passado estais !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.