Temporal causa transtornos no Rio em ano de Copa.

Uma chuva forte caiu em diversos pontos do estado do Rio de Janeiro no fim da tarde desta quinta-feira (16), devido à aproximação de uma frente fria após quase 20 dias de muito calor. Na capital, um temporal desabou no início da noite, com raios, ventos e trovoadas, causando falta de luz, alagamentos, caos no trânsito, e interrompendo a circulação de transportes. Mesmo após a meia noite, inúmeras pessoas ainda enfrentavam congestionamentos na volta para casa. Vinte seis sirenes de alerta foram acionadas em comunidades.

As bacias de Jacarepaguá, Zona Sul e Baía de Guanabara entraram em estágio de alerta, às 19h35, segundo o Sistema Alerta Rio, da Prefeitura. Às 21h20, com a trégua da chuva, as bacias retornaram ao estágio de atenção, o segundo de uma escala de quatro níveis. O Rio Pavuna, no Subúbrio, transbordou. O Aeroporto Santos Dumont chegou a interromper a operação para pousos e decolagens por uma hora — houve registro de ventos de 87 km/h na região, segundo o Centro de Operações. A reabertura foi às 19h30, segundo a Infraero, quando a chuva começou a dar trégua na região.

O Metrô Rio paralisou a circulação na Linha 2, devido a um problema técnico, às 19h30. Cerca de uma hora depois, os trens voltaram a circular. A concessionária informou que vai estender o horário de funcionamento até 1h. Se houver necessidade, o fechamento pode ser às 2h. O ramal de Berlford Roxo da SuperVia também chegou a ser interrompido. A circulação das barcas que fazem a travessia da Baía de Guanabara foi suspensa durante 30 minutos. Segundo a assessoria da CCR Barcas, a suspensão ocorreu por volta das 19h, por segurança. Os passageiros foram abrigados nas estações e às 19h45 o serviço já estava normalizado. Não houve tumulto.

Os ventos e a queda de árvores e objetos sobre a rede elétrica causaram interrupções no fornecimento de energia. Segundo a concessionária Light, os bairros mais afetados foram Botafogo, Jardim Botânico, Santo Cristo, Grajaú, Ilha do Governador, Campo Grande, Jacarepaguá e Nova Iguaçu. Por volta das 22h, a Light informou que restabeleceu o fornecimento de energia para trechos de Botafogo, Jardim Botânico e Grajaú. Técnicos da companhia trabalhavam para normalizar a energia em trechos dos bairros da Gávea, Santo Cristo, Engenho Novo, Ilha do Governador, Campo Grande, Jacarepaguá e Nova Iguaçu.

O Instituto Estadual de Ambiente (Inea) informou que rios da Baixada Fluminense e da Região Serrana entraram em estágio de atenção para o risco de transbordamento.

(*) Fonte: G1

Comentários