Atriz Shirley Temple Black morre aos 85 anos.


A lendária atriz americana Shirley Temple Black, que foi a atriz mirim mais famosa da história de Hollywood, faleceu aos 85 anos, anunciou a família. 

Shirley Temple Black conquistou o público com seus cachinhos dourados, praticamente uma marca registrada, e um sorriso marcante, que viraram uma espécie de brilho de esperança nos Estados Unidos durante a depressão econômica.

"Nós anunciamos, com grande tristeza, que a embaixadora Shirley Temple Black, ex-atriz mirim de Hollywood e para sempre a 'queridinha da América', morreu em paz em sua casa de Woodside, Califórnia, de causas naturais", afirma um comunicado da família.

"Nós a saudamos por uma vida de realizações notáveis como atriz, diplomata e, mais importante, como nossa amada mãe, avó e bisavó, e adorada esposa por 55 anos do falecido e saudoso Charles Alden Black".

Com suas músicas, dança e inocência em um momento de falta de empregos e de dinheiro, com um dia a dia muito difícil na América, a estrela de "A Pequena Órfã" e "A Pequena Princesa" se tornou, aos seis anos, a pessoa mais jovem a receber um Oscar.

Ela foi a rainha das bilheterias por três anos consecutivos, de 1936 a 1938. O então presidente Franklin D. Roosevelt elogiou seu "otimismo contagiante" e chegou a declarar que "desde que nosso país tenha Shirley Temple, nós vamos ficar bem". Shirley Temple estrelou mais de 40 filmes, a maioria deles antes de completar 12 anos.

Em 1972 foi diagnosticada com câncer de mama e superou a doença. Atriz, cantora e bailarina, deixou a profissão no fim dos anos 40 para se dedicar à política e à diplomacia. Foi eleita congressista pelo Partido Republicano em 1967. Também foi embaixadora nas Nações Unidas (1969-1970), depois em Gana (1974-1976) e na então Tchecoslováquia (1989).

(*) Fonte: Exame

Comentários