Horário de verão termina no domingo, dia 16.

O horário de verão vai terminar à zero hora do próximo domingo, dia 16 de fevereiro.  Sendo assim, os estados da região Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além do Distrito Federal, terão que atrasar em uma hora seus relógios.

O horário de verão vigorou por 119 dias nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e Distrito Federal. O estado do Tocantins, que aderiu à mudança no ano anterior, optou por não mexer nos relógios nesta última edição. 

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a meta era economizar R$ 400 milhões durante os quatro meses de vigência. A principal função do horário de verão é reduzir o consumo de energia entre o fim da tarde e o começo da noite, fazendo com que a luminosidade natural da estação, que é normalmente maior, possa ser aproveitada por mais tempo. 

Esta foi a 43ª edição do horário de verão no Brasil. A medida foi criada em 1º de outubro de 1931 com o decreto 20.466. Desde 2008, o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro. Segundo o decreto, quando houver coincidência entre o domingo de carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte.
Com informações do site "A Tribuna".

Comentários