Morre aos 86 anos,Glênio Bianchetti, artista e um dos fundadores da UnB.


Morreu aos 86 anos, na madrugada desta terça-feira (18), o artista plástico Glênio Bianchetti, um dos fundadores da Universidade de Brasília (UnB), em 1962, se mudou para Brasília a convite do antropólogo Darcy Ribeiro. Na capital, ajudou a fundar a UnB, sendo responsável pela criação do Ateliê de Arte e o Setor Gráfico. Devido à orientação política, se afastou da universidade durante o governo militar, junto com outros 208 professores. 


Ele sofria de problemas cardíacos e foi submetido a um cateterismo na última semana. O artista foi internado nesta segunda após uma hemorragia interna decorrente do procedimento. O corpo de Bianchetti será cremado nesta quarta (19) em cerimônia fechada e a família decidiu não fazer velório. Ele deixa a mulher, seis filhos e 16 netos.

Em nota divulgada nesta terça, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, prestou solidariedade à família do artista e o classificou como "gênio".

“Toda solidariedade e carinho à família e amigos de Glênio Bianchetti, artista de primeira grandeza, também um pioneiro, ajudou na construção da Universidade de Brasília, e do Museu de Arte de Brasília. Glênio brindou a todos nós com obras belíssimas, tocantes!”

Fonte: G1

Comentários