Agentes descobrem buraco que seria usado para fuga em Bangu 3.

Rio de Janeiro - Presos que escavaram buraco em Bangu 3 já tinham fugido de outra unidade no ano passado, noticiou a coluna Casos de Polícia, do Extra, nesta segunda-feira, dia 12 de maio. 

Segundo a publicação, dos nove presos que a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) descobriu terem participado da escavação do buraco dentro de uma cela em Bangu 3, no Complexo de Gericinó, na última quinta-feira, três deles já têm outra fuga em seus históricos criminais. Eles conseguiram escapar, em fevereiro do ano passado, pela rede de esgoto do Instituto Penal Vicente Piragibe, com outros 28 detentos, mas acabaram recapturados.


O buraco em Bangu 3 foi descoberto por agentes penitenciários dentro da cela B4. Eles passaram a desconfiar da existência de uma escavação na unidade, após terem encontrado, dias antes, sacos de terra dentro de uma laje da cela B6. Os nove detentos confessaram que estavam cavando há uma semana. A intenção deles era cavar um túnel e chegar até a rede de esgoto da unidade, assim como foi feito no Vicente Piragibe, unidade de regime semiaberto. Eles usaram eixos de ventiladores e também uma barra de ferro. Seis deles estavam na cela B4 e os outros três, na B6. Esses últimos estavam com os joelhos e os cotovelos ralados, provavelmente em função de terem rastejado para guardar os sacos de terra dentro da laje, que é estreita.

Bangu 3 abriga os presos da maior facção criminosa do Rio, como Charles Silva Batista, o Charles do Lixão; Roberto de Souza Brito, conhecido como Irmão Metralha; Adair Marlon Duarte, o Aldair da Mangueira; e Ronaldo Pinto Lima e Silva, o Ronaldo Tabajara. Eles pertencem à cúpula da quadrilha e estão entre os presos mais perigosos do Rio.

Os envolvidos no episódio foram transferidos para a unidade de segurança máxima Bangu 1, também em Gericinó. De acordo com a Seap, uma sindicância interna foi aberta para apurar o caso. Na manhã de sexta-feira, o secretário de Administração Penitenciária, Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, fez uma vistoria no local onde foi aberto o buraco. Siga o Momento Verdadeiro no Facebook Twitter

Fonte: J. Extra/ Casos de Polícia.

Comentários