Descongelação na Antártica Ocidental é irreversível.

Cientistas alertam que uma enorme camada de gelo da Antártida Ocidental está derretendo de forma irreparável. Segundo os pesquisadores da NASA, o derretimento das geleiras da Antártica é irreversível.

Após observar imagens dos últimos 40 anos da região no setor de Mar de Amundsen, um estudo divulgado nesta semana por pesquisadores da agência espacial americana e da Universidade da Califórnia aponta que o derretimento passou "do ponto de não retorno". De acordo com o glaciologista e principal autor Eric Rignot, em Pasadena, Califórnia. O novo estudo já foi aceito para publicação na revista  norte-americana Geophysical Research Letters.

De acordo com os ambientalistas, o derretimento das geleiras contribui para a elevação do nível do mar, incluindo a camada de gelo da Groenlândia. A área tem gelo suficiente para elevar o nível global do mar pelo menos 1,2 metros. A constatação é que, segundo a pesquisa, o derretimento ocorre mais rápido do que a maioria dos cientistas esperavam. Eric Rignot disse que os resultados vão exigir uma revisão das previsões atuais de aumento do nível do mar. "Este setor será um dos principais contribuintes para o aumento do nível do mar nas décadas e séculos vindouros", alertou Rignot. Uma estimativa "conservadora", segundo ele, é que pode demorar vários séculos para todo o gelo a fluir para o mar.

O estudo defende que existam as seguintes evidências:  mudanças na velocidade de fluxo, quantidade de gelo flutuando no mar,  inclinação do terreno que estão fluindo e  profundidade abaixo do nível do mar. A equipe utilizou observações de radar captadas entre 1992 e 2011 pelo Sensoriamento Remoto Europeu Terra (ERS-1 e -2) satélites para mapear as linhas de aterramento retiro 'para o interior. Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook Twitter. Com informações da EBC.

Comentários

  1. Aprendi mais uma palavra hoje: descongelação = descongelamento segundo o dicionário online.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. des·con·ge·la·ção (substantivo feminino) - Ato de descongelar ou descongelar-se; degelo.

      Palavras relacionadas: descongelamento, descongelar, congelamento, gelar, congelar. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)

      Excluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.