São Paulo terá central online para mapear vagas no SUS.

São Paulo terá central online para mapear vagas no Sistema Único de Saúde. 

Foi inaugurada nesta segunda-feira, 5, uma central online para o monitoramento de leitos disponíveis para internação no SUS. O serviço dá mais agilidade na identificação e transferência de pacientes em tratamento de câncer, cardiopatias congênitas, dependentes químicos ou que precisam ser internados em leitos de enfermaria. "Teremos uma ganho na velocidade do atendimento, o que é muito importante, porque economizar tempo faz muita diferença em casos de internação de pacientes graves", disse o governador Geraldo Alckmin.

A central de atendimento é monitorada pela Cross (Central de Regulação da Oferta de Serviços de Saúde), que recebeu, neste ano, aporte de R$ 3,2 milhões para aumento do espaço físico e do quadro de funcionários, o que possibilita a ampliação dos serviços.

Siga o Momento Verdadeiro no Facebook Twitter


A Cross passa a ocupar, após a expansão, 1,4 mil m² em dois andares de um prédio localizado na região central da cidade de São Paulo. Agora, são 210 postos de atendimentos e 375 funcionários entre médicos, técnicos de regulação médica, além de profissionais de informática e atendentes, com atuação 24 horas, sete dias da semana. "Isso possibilitará que a Cross atenda outros programas de saúde do Estado", informou o governador.

No que diz respeito à ampliação dos serviços, a Cross vai regular 350 leitos especializados voltados aos pacientes encaminhados pelo Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), monitorar as vagas nas santas casas e hospitais filantrópicos, além de ficar responsável pelos agendamentos de mamografia feitas pelo programa estadual "Mulheres de Peito", e pela marcação de check-ups médicos para homens nos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), pelo programa "Filho que Ama Leva o Pai no AME".

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Comentários