Sony desenvolve fita magnética que armazena até 185 Terabytes.


Utilizando o processo de deposição por pulverização catódica, comum na indústria de discos rígidos, a Sony desenvolveu uma fita contendo várias camadas medindo somente 5 micrômetros, capazes de guardar muito mais informação do que as tradicionais. Só para se ter uma ideia, a fita grava cerca de 148 Gb/pol (gigabits por polegada quadrada) de área. Isso porque as fitas cassete, apesar de pouco vistas no mercado, são geralmente usadas por empresas de grande porte e também pelo governo para armazenar dados de forma mais eficiente, segura e ainda mais barata.


Siga o Momento Verdadeiro no Facebook Twitter

Um terabyte (TB) equivale a 1024 GB. Ou seja, uma fita magnética de 185 TB guarda mais informação do que 7.500 discos Blu-ray de uma camada – cada um grava 25 GB. Dada a economia de espaço, a Sony acredita que o equipamento terá grande aplicação em mercados corporativos, que ainda costumam fazer backups em fitas do tipo. Atualmente a Sony comercializa fitas magnéticas de até 3 terabytes.

Ainda não se sabe quando as novas fitas chegarão ao mercado, muito menos seu preço. Porém, a dona da tecnologia garantiu que o aumento de capacidade não para por aqui. “A Sony vai continuar a trabalhar para comercializar armazenamento em fita de próxima geração, com o objetivo de aumentar a densidade de gravação ainda mais”, disse o comunicado oficial de lançamento.

Fontes: TechTudo/ Oficina da net

Comentários